Paulo Tuna
Faca forjada (Paulo Tuna) Ainda muito novo, Paulo Tuna recebeu um canivete que começou por ser um dos seus primeiros utensílios de escultura, utilizando-o para criar brinquedos e engenhocas. Durante a sua adolescência, motivado pela curiosidade, foi trabalhar com um ferreiro já reformado amigo do seu avô que lhe deu algumas luzes sobre a tecnologia da forja. Contudo, apesar desta experiência ser um factor importante, foi no contacto com a serra que Paulo Tuna desenvolveu a sua paixão pela cutelaria e foi por essa altura que fez a sua primeira faca, peça que ainda conserva hoje com boas memórias de caminhadas e dormidas nas serras do norte do país.

Mais tarde, tirou o curso de Escultura e Artes Plásticas e naturalmente começou a desenvolver trabalhos feitos em aço. No meio desse processo criativo realizou a título experimental alguns exemplos de cutelaria que oferecia ou vendia a amigos que encomendavam peças por medida. Hoje, Paulo Tuna é assumidamente um interessado por cutelaria, pelo design de peças, processos de fabrico, história e defesa da produção nacional.

Workshops

O Lombo do Ferreiro irá promover mais um Workshop de Cutelaria Artesanal, no dia 18 de Fevereiro de 2012, que irá ter lugar nas Oficinas Monásticas do Parque dos Monges em Alcobaça, com o objectivo de realizar uma faca desde a sua concepção até à arte final.
Para mais informações e inscrições: geral@lombodoferreiro.com

Notícias

O site do Lombo do Ferreiro está finalmente online, embora ainda em fase de testes. Diga-nos o que acha e envie sugestões para geral@lombodoferreiro.com.

Contactos

Rua 10 de Julho, nº10, Relvas

Santa Catarina CLD

www.commerciol.com

geral@lombodoferreiro.com